O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA

 

Hyman Alpert, 12 anos, jornaleiro, Connecticut, março de 1909.

Texto para iniciar:

Para que serve o ECA?

O objetivo do estatuto é garantir às crianças e adolescentes condições de desenvolvimento moral, físico, social e mental, de modo que possam estar preparados para a vida adulta em sociedade. A proteção das crianças e adolescentes é responsabilidade da família, sociedade e do Estado. Eles devem ser privados de qualquer tipo de discriminação, violência, negligência, crueldade e opressão.

De acordo com o artigo 7º da lei: A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

Proibição ao trabalho infantil:

O ECA proíbe qualquer forma de trabalho até os 13 anos de idade. A partir dos 14 anos é permitido o trabalho na forma de aprendiz e a partir dos 16 anos é permitida a contratação com carteira assinada. Na modalidade de aprendiz, o adolescente deve trabalhar em carga horária reduzida, deve estar matriculado em um curso técnico e não pode realizar atividades que prejudiquem o seu desenvolvimento ou que interfiram nos estudos.

Entre os 16 e 18 anos, o adolescente pode entrar no mercado de trabalho com carteira assinada, porém na forma de trabalho adolescente protegido. Isto é, com a proibição de trabalho noturno, insalubre e perigoso.

Fonte: https://www.significados.com.br/eca/

Atividade 1: Entrevista com 1 pessoa da família (pode ser pai, mãe, avô, tio ou o adulto responsável) sobre o que mudou da infância deles para a infância das crianças que nasceram após a criação da lei. Anote as respostas abaixo:

NOME:

IDADE:

COMO ERA A SUA INFÂNCIA:

- VOCÊ BRINCAVA MUITO?

- VOCÊ PRECISOU TRABALHAR?

- ESTUDAR ERA IMPORTANTE? ATÉ QUE IDADE, MAIS OU MENOS?

- MAS O QUE ERA MAIS IMPORTANTE, ESTUDAR OU TRABALHAR?

- VOCÊ RECEBIA ALGUM TIPO DE CASTIGO QUANDO FAZIA ALGO ERRADO? COMO ISSO ACONTECIA?

- ATUALMENTE, AS CRIANÇAS NÃO PODEM TRABALHAR OU SOFRER CASTIGOS FÍSICOS PORQUE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, O ECA, NOS PROTEGE. O QUE VOCÊ ACHA DISSO?

Atividade 2: Agora faça 2 desenhos, 1 deles é como você acredita que era ser criança na época que que você entrevistou seu familiar e o outro como você vê as crianças hoje (como de ser, de se vestir, de estudar, de brincar).




Uma pintura que mostra um menino debruçado sobre uma máquina de costura cozendo a bandeira do Reino Unido apareceu na parede de uma loja localizada ao norte de Londres. A rede varejista Poundland é conhecida por vender produtos de preços baixos vindos de locais que supostamente exploram a mão de obra infantil. A obra foi atribuída ao artista britânico Banksy, mas ainda não há confirmação de que ele tenha sido o autor do grafite.

Banksy é o pseudônimo de um artista pintor de graffiti, pintor de telas, ativista político e diretor de cinema britânico. A sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo. Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.

Atividade 1: Se você fosse criar uma frase sobre o tema “trabalho infantil”, qual seria?

Atividade 2: Agora crie um desenho sobre o mesmo tema, imagine que você irá fazer um grafite em um muro de nossa cidade: