Arte ambiental - Meio Ambiente - Sustentabilidade

 Podemos dizer que a arte exerce o papel de questionar ações e instigar um novo olhar nas pessoas. Mas qual o potencial da arte para a sustentabilidade? 

A arte tem o poder de sensibilizar e proporcionar uma experiência estética, transmitindo emoções ou ideias. Ela surge da necessidade de observar o meio que nos cerca e também questionar estilos de vida. Nesse contexto, podemos inserir a importância da arte como mais uma ferramenta do ativismo ambiental. 

Em um contexto contemporâneo, o movimento que junta arte e meio ambiente, a chamada arte ambiental, surgiu a partir da turbulência política e social dos anos 1960 e início dos anos 70. Artistas foram inspirados pela nova compreensão das questões ambientais, a grande urbanização e a ameaçadora perda de contato do homem com a natureza.

A arte ambiental critica publicamente o consumismo, o curto ciclo de vida dos produtos e a exploração de recursos e é um tipo de ativismo ambiental.  Ela se refere a uma ampla gama de trabalho que ajuda a melhorar a nossa relação com o mundo natural. Seja informando sobre as forças ambientais, ou demonstrando problemas ambientais, e até com uma participação mais ativa, reaproveitando materiais e restaurando a vegetação local.

1. Agora responda:

 

a) Quando usamos nossas mãos para criar, recriar e transformar, podemos utilizar recursos e ferramentas de forma mais consciente? Como poderíamos fazer uma obra de arte utilizando materiais mais sustentáveis?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b) Assinale abaixo quais hábitos sustentáveis você já tem no seu dia a dia:

 

(    ) Consumo Consciente (consumo apenas o necessário);

(    ) Incentivo da produção local;

(    ) Separação do lixo (separo o orgânico do reciclável);

(    ) Economizo luz e energia sempre que possível

(   ) Evito o uso de plástico (não uso sacolas plásticas no mercado/ substituo por outro material, sempre que possível);

(    ) Economizo água;

(    ) Planto árvores, flores ou plantinhas;

(    ) Tenho consciência de que os recursos naturais são finitos.

 

2. A retomada do espaço pela natureza, provocada pela “pausa” na vida social dos seres humanos, demonstra a necessidade de construir outra forma de viver no planeta Terra. Nesse sentido, tais questões precisam ser pensadas a partir da relação natureza e sociedade (constituindo a perspectiva socioambiental), entendendo que todo problema ambiental é social e todo problema social é ambiental. Todos os seres humanos fazem parte da natureza, você é natureza, de modo que toda agressão contra a natureza é uma agressão contra si mesmo. Pense!

Assim, observe o espaço ao teu redor, o lugar onde você mora, e identifique áreas com problemas socioambientais (esgoto a céu aberto, lixo descartado em lugar inadequado, ruas esburacadas, fome, violência, rios poluídos, casas em situação precária, desemprego, etc.) e, se possível, tire algumas fotos das mesmas. Depois, com base nas observações e fotos, desenhe esta mesma área no retângulo abaixo destacando os problemas encontrados: 

 

 

Reflita sobre o que segue, abaixo:


“Meu foco principal é tentar educar e inspirar as pessoas a produzirem menos lixo. Algumas pessoas não têm ideia. Para elas, uma vez que algo foi jogado fora e desaparece do campo de visão, elas esquecem. Elas não entendem o sério problema ambiental que isso causa” 

Rob Greenfield

Por que este homem anda por aí carregando dois quilos de lixo pendurados no corpo?

Imagine se todo lixo que você produzisse por um mês não fosse jogado fora, e permanecesse ao seu redor, à sua vista. Agora imagine se, pior, você carregasse em seu corpo todo tipo de embalagem, papel, sacola e restos que seriam dispensados na lixeira preso a seu corpo ao longo de 30 dias. Que tal? Pois é exatamente isso que o ativista Rob Greenfield está fazendo.


Rob criou uma espécie de roupa, com diversos sacos carregando todo seu lixo, com a qual ele cumpre todos os seus afazeres diários, repleta de todo tipo de dejeto pendurado em seu corpo. A ideia é chamar atenção para a quantidade de material desperdiçado que uma só pessoa é capaz de gerar, e o quanto isso pode afetar o meio ambiente.


Sustentabilidade significa ter ações que não comprometam as futuras gerações. Se pensarmos que todas nossas ações podem comprometer positivamente ou negativamente a natureza e o meio ambiente, podemos repensar muitas coisas. Qual a sua contribuição para o meio ambiente? 

Vamos repensar nossos hábitos reciclando ideias e atitudes. Primeiro, desafio você a repensar o seu lixo. Assim como o ativista Rob Greenfield, desafio você a separar todo seu lixo produzido por apenas 1 dia. Você não precisa vestir como o artista, apenas separe dos demais das outras pessoas, principalmente o papel, o plástico e metal. No final do dia você vai ter uma quantidade de resíduos. 


3. Depois, responda:


a) Descreva todos resíduos (por exemplo: embalagem de plástico de macarrão, papel de bala, etc)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) Para onde vão esses resíduos? (destino que você geralmente faz)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Algum desses resíduos poderia ser evitado? Qual?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


d) Ao invés de colocar no lixo comum, você poderia reutilizar algum deles? (reciclar, dar um novo destino, utilizar para outro fim). Como?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


e) Por último, você  deve escolher algum desses resíduos e dar um novo destino a ele. Pode ser reciclagem, um artesanato, uma obra de arte ou uma nova função. Use a criatividade para recriar sempre lembrando de não produzir novos resíduos para o meio ambiente. Descreva aqui o novo uso que você deu ao resíduo e, se puder, tire uma foto para registrar.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________