Iberê Camargo

 

Iberê Camargo (1914 – 1994), pintor gaúcho, é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX.  Autor de uma obra extensa, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê nasceu em Restinga Seca, cidade do interior do Rio Grande do Sul, em novembro de 1914. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1942 e lá viveu por 40 anos.

Estima-se que Iberê Camargo tenha produzido mais de sete mil obras ao longo de sua carreira, entre pinturas, gravuras, guaches e desenhos. Somando-se a esta ampla produção artística, estão diversos documentos que complementam suas obras e registram sua trajetória, a maioria delas se encontra na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

Sem dúvida, o tema mais recorrente em sua obra é o carretel. De acordo com o próprio Iberê, o carretel traz à superfície as mais profundas memórias de sua infância. Ele significa a distância entre inocência e maturidade, figuração e abstração. O próprio título das obras muda, e a palavra ‘carretel’ é substituída por ‘brinquedo’, ‘figura’, ‘contraste’, ‘símbolos’ ou, ainda, ‘signos’.

Esse pequeno brinquedo de infância tornou-se uma marca. Pintou carreteis sobre a mesa, ora equilibrados uns sobre os outros, soltos, em movimento, desfigurados, até transcenderem à abstração.  O carretel traz à superfície as mais profundas memórias de sua infância.

 

Se, no entanto, o carretel na pintura, com seus tons sóbrios e suas espessas camadas de massa pictórica, aparenta afirmar a ideia do artista expressionista solitário, sobrecarregado com a dor da vida, melancólico sobre a irreversível perda da inocência, na gravura, é frequente a aparência da leveza da forma que se enfatiza através de composições lúdicas. Ao apresentar tal justaposição, esta exposição convida para uma releitura do significado da temática do carretel na obra de Iberê Camargo, visando a uma aproximação entre os embates da época e certos procedimentos artísticos contemporâneos. 

(Fonte: http://iberecamargo.org.br/ ADAPTADO)


ATIVIDADE:

1.       Após essa breve história do artista gaúcho Iberê Camargo, responda as seguintes perguntas:

a)       Para o artista, os carretéis fazem parte da sua memória de infância, se tornando um símbolo para representar essa fase de sua vida. Agora pense em algum objeto que represente sua infância e desenhe abaixo.

b)      Agora escreva 5 palavras que descrevam o sentimento ao lembrar deste objeto.

c)      Como podemos ver na obra de Iberê Camargo, os objetos traduzem sentimentos sobre a vida. Ao lado das palavras abaixo, escreva alguns objetos que possam traduzir os seguintes sentimentos:


Sentimento

Objeto que traduz esse sentimento

Tristeza

Saudade

Alegria

Amor

Dor

Medo

d)