Covid-19

 Covid-19: uma doença de classe baixa


A pandemia do novo coronavírus é elitista, ou seja, para um grupo seleto de pessoas. A explicação está nos cuidados básicos que as pessoas precisam ter para não contrair o vírus. Lavar as mãos, por exemplo, é algo que uma considerável parcela da população mundial não consegue fazer por falta de acesso mínimo ao saneamento básico. 

Um estudo realizado pelo renomado Imperial College, de Londres, na Inglaterra, apresentou os efeitos práticos da Covid-19, nas camadas mais pobres da sociedade mundial,em números. A pesquisa, publicada em maio de 2020, estima que a taxa de mortalidade para quem não tem acesso a recursos como uma pia e sabão para lavar as mãos, um local de moradia que permita o isolamento social e acesso a hospitais, é 32% mais alta. 

A pesquisa cita trabalhos recentes que calcula que 2 bilhões de pessoas no mundo estão em condições de pobreza e não têm acesso a instalações para lavagem das mãos. Nos países mais pobres, ter água e sabão em casa está correlacionado com a riqueza e as famílias mais pobres não têm as condições adequadas para poder se proteger do vírus. 

Sobre os hospitais, o estudo pondera que mesmo em locais onde eles são acessíveis, os custos podem ser proibitivos (excessivos) e a saúde pública pode não ser  uma opção viável. Numa comparação entre o primeiro e terceiro mundo, os países com maior concentração de riqueza apresentam 4,7 vezes mais leitos hospitalares, 13 vezes mais médicos e 9,6 vezes mais enfermeiros em relação aos mais pobres. 

As populações mais pobres do mundo também são mais suscetíveis (expostas) a questões de segurança alimentar. Essa parcela da sociedade tem níveis mais altos de subnutrição, já que são mais dependentes de sua própria produção de alimentos. O estudo afirma, ainda, que a pandemia em ambientes com poucos recursos pode interromper épocas de plantio e colheita de culturas básicas, acentuando essa vulnerabilidade (fragilidade). 

A interrupção da produção agrícola será “particularmente preocupante”, de acordo com os pesquisadores, nessas regiões. Em média, a produção é três vezes maior no terço mais pobre da população – e chega a ser um quinto em áreas rurais em relação às urbanas.


O coronavírus atinge a todos os seres humanos da mesma forma. Mas as diferenças financeiras entre as parcelas mais ricas e mais pobres da população, pode ajudar a definir qual grupo poderá sofrer com mais mortes.


Texto adaptado da publicação do dia 13/05/2020, no site:

https://veja.abril.com.br/saude/covid-19-uma-doenca-de-classe-baixa/


Os artistas atuais têm aprendido como lidar com novas soluções para expor seu trabalho neste momento de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus.

O uso de máscaras para se proteger virou suporte para artistas locais de Santa Maria. Com iniciativa do artista Luciano Santos, foi criada uma página no Instagram chamada “vai de arte” (https://www.instagram.com/vai.de.arte/), fazendo uma chamada para outros artistas participarem também da proposta. A ideia é criar máscaras de proteção conceituais com elementos que exploram diferentes materiais. Neste caso, a ideia de usar a máscara como suporte seria para mostrar o trabalho e sair de casa expondo sua obra, como se fosse uma exposição ambulante. E também registrar nas redes sociais, para chamar outros artistas para participar. Se for sair de casa, vai de arte!



PARA FRIDA KHALO. MASK V.  Helena Macedo. Santa Maria/RS. Material:Têxtil.

CPF | CNPJ. Fábio Prado Lima. Santa Maria/RS. Materiais: Cédulas, fita crepe, elástico.

TENTATIVAS DE EMPATIA - MASK I. Luciano Santos.Santa Maria/RS. Materiais: Cópia reprográfica e aviamentos em cartão.


10. Esse tipo de proposta artística tem algumas características como: (assinale com um “x” as alternativas que estão corretas)

(    ) A importância do conceito: a valorização do conceito, das ideias e dos pensamentos.

(  ) O caráter eclético no uso de materiais e recursos: objetos, costuras, fotografias, textos e colagens fazem parte dos materiais usados;

(    ) A utilização da crítica, da ironia e da sátira;

(  ) O artista visa explorar, questionar e expor a realidade, usando temas sociais, políticos e econômicos;

(    ) O questionamento do “fazer artístico” baseado em “o que é arte?”;

(    ) A popularização da arte como um meio de difusão de mensagens;

(    ) O estímulo à partição do público.



11. Vamos participar? Aproveitando a mesma ideia dos artistas, você vai criar uma arte com suporte de máscara. Para isso, você precisa criar o suporte, que pode ser de papel, plástico ou qualquer material que você tiver em casa. Faça o recorte imitando uma máscara e crie com palavras, imagens ou desenhos sua própria máscara #vaidearte.


Como fazer? Você pode utilizar o material que tiver, é livre para criar. Se preferir, pegue uma folha de papel, pode ser papel de caderno, papel toalha, jornal ou, se tiver, de tecido. Recorte aproximadamente nas medidas abaixo. Agora crie uma arte que passe uma mensagem, pode ser uma frase, desenho ou colagem com recortes. Obs.: Não se preocupe em fazer algo que precise ser usado de verdade, deve ser um trabalho artístico que tem objetivo de experimentação e criatividade. Exemplo de molde: